Se você é novo por aqui, pode nos acompanhar assinando nosso RSS feed. Gratos pela visita!

Philip Kotler, autoridade mundial em marketing, falou na ExpoManagement em São Paulo sobre seu livro: Marketing 3.0 e novas tendências.

  • O livro é uma tentativa de cobrir as mudanças com o advento da internet, Web 2.0 e das redes sociais, propondo um caminho para as empresas administrarem suas práticas no futuro.

Iniciou falando sobre a tendência da perda da efetividade dos investimentos em marketing e explicou que ainda existem 2 tendências para a área para os próximos anos:

  1. Orçamentos menores para investimento
  2. Exigência por maiores retornos para os investimentos (ROI).

Hoje o consumidor insatisfeito pode influenciar sua rede de contatos a ter uma atitude negativa em relação a uma empresa. Por outro lado, enfatiza Kotler, “se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade”. São os chamados evangelistas de marca.

Kotler então propõe uma nova filosofia empresarial, na qual as companhias precisam compreender seus clientes e absorver suas demandas através da construção colaborativa de produtos e processos.

Por fim, a “empresa [3.0] se preocupa com a situação do mundo e quer contribuir para um mundo melhor”, conclui Kotler.

Portanto, temos mais um pensador que corrobora com a afirmação de Peter Druker em 2001: ” No futuro a sociedade será mais importante que as empresas”.

Related Posts with Thumbnails