Se você é novo por aqui, pode nos acompanhar assinando nosso RSS feed. Gratos pela visita!

Com as redes sociais, o jogo da economia está mudando e a primeira e mais importante regra desse novo jogo é a dimensão social.

Não é mais novidade que a crescente penetração das redes sociais online no Brasil e no mundo, associada a sua forma de interação não-hierárquica e colapsando tempo e espaço, tem impactado o comportamento humano.

O modo como nos relacionamos uns com os outros e com instituições e empresas têm mudado sensivelmente e talvez vá transformar praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Dos primórdios das redes sociais online até os dias de hoje, temos presenciado mudanças e números impressionantes.

O vídeo foi produzido pelo autor do livro “Socialnomics”, Erik Qualmann, que inspirado na frase “It’s the economy, stupid”, de James Caville em 1992, criou a citação: “It’s a people driven economy, stupid.” – Erik Qualman, 2009.

Exatamente. Economia conduzida por pessoas. De alguma forma, a economia sempre foi conduzida por pessoas, mas não na escala e no grau de distribuição que têm acontecido no cenário digital que se delineia.

Socialnomics é o termo com o qual Qualman descreve a economia na era das redes sociais digitais, onde os consumidores e as sociedades que eles criam online têm uma influência profunda na economia e nos negócios que nela operam.

Exemplos interessantes que comprovam as transformações sociais e econômicas causadas pelas redes sociais digitais são apresentados no post “US Now: documentário sobre o poder social”:

a) US Now – um vídeo documentário que conta histórias de redes online que estão desafiando a noção de hierarquia existente.

b) Ebbsfleet United – um clube de futebol gerido por seus fãs via internet;

c) Zopa - um banco no qual todos os membros são o gerente e ajudam em financiamentos e empréstimos com pequenas contribuições;

d) Couch Surfing - uma vasta rede online cujos membros compartilham suas casas com desconhecidos.

Com as redes sociais digitais, o jogo da economia está mudando e a primeira e mais importante regra desse novo jogo é a sua dimensão social. Para entender essa regra, é necessário compreender o significado da palavra “social”. Social significa interação de pessoas com pessoas e não empresa-pessoa ou pessoa-empresa. Social significa relacionamento, conquista, engajamento. Social significa ética, respeito e transparência. Social significa “fazer parte de algo”, distribuir o controle. Compreender isso é o primeiro passo para se entender as dinâmicas das redes sociais online e os fatores que têm alavancado a socialnomics.

Fonte: cidademarketing.com.br

Related Posts with Thumbnails